Como escolher bons projetos de investimento

Para escolher bons projetos de investimento, é importante considerar diversos aspectos, e dois deles são o fluxo de caixa e a TMA (Taxa Mínima de Atratividade).

O fluxo de caixa é o registro dos fluxos de entradas e saídas de dinheiro de um determinado projeto. É importante analisar esse fluxo para saber quanto dinheiro será gerado ao longo do tempo pelo investimento, levando em conta as receitas e despesas envolvidas.

Já a TMA é a taxa mínima de retorno que um investidor espera obter para justificar o risco de investir em um determinado projeto. É uma medida do custo de oportunidade, ou seja, o retorno que o investidor abriria mão caso escolhesse outra alternativa de investimento. A TMA é utilizada para calcular o VPL (Valor Presente Líquido) do projeto, que é a diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa.

Para escolher bons projetos de investimento, é preciso comparar o VPL de diferentes projetos e escolher aquele que apresenta o maior valor. Além disso, é importante levar em consideração outros fatores, como o risco envolvido no projeto, a possibilidade de diversificação da carteira de investimentos e a compatibilidade do projeto com os objetivos do investidor.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Renan Sassi

Renan Sassi

Renan Sassi é apaixonado por gestão e empreendedorismo. Ele é especializado gestão financeira para pequenas empresas, pois acredita que esse é o principal fator responsável por converter faturamento em lucro. Sua missão é ajudar a profissionalizar a gestão de pequenas empresas no Brasil.

Conheça minha história
Falar com especialista